Quem quiser se submeter ao teste de covid-19 terá dois pontos para isso neste sábado: na praça Silveira Martins, a do Coreto, haverá testagem e vacinação. Isso das 10h às 17h. Vale destacar que a testagem é por livre demanda. Ou seja, não é necessário apresentar sintomas da doença. Também estarão disponíveis teste na Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA 24 horas. A diferença é que na UPA a testagem ocorre a partir das 8h30min e se estende até as 21h.
A testagem ocorre no pátio da UPA. E quem não puder se deslocar até o local ou até a praça do Coreto neste sábado, ainda vai ter uma oportunidade. Acontece que haverá testagem também no domingo, mas apenas na UPA. Testes serão feitos no mesmo horário de sábado, das 8h30min às 21h. No total, na UPA, serão 25 horas de testagem.
Vacinação hoje
Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, todas as vacinas estão disponíveis, inclusive a Pfizer. Ou seja, é possível buscar pela primeira dose, pela segunda e pelo reforço (terceira dose). A vacinação será em dois pontos neste sábado: na praça do Coreto das 10h às 17h e no ginásio da escola São Pedro, também das 10h às 17h.
Mais de 350 novos casos
Do dia 7 de janeiro até essa quinta-feira, 13, ou seja, em uma semana, Bagé contabilizou 351 novos casos de covid-19. Isso de acordo com os boletins da Prefeitura. Até o boletim divulgado na quinta, porém, havia duas pessoas internadas na Santa Casa de Caridade, em leitos clínicos, e 284 pessoas estavam em isolamento domiciliar. Neste mesmo boletim, foi confirmado o maior número de positivados – 72 pessoas testaram positivo para a covid-19 – desde 18 de junho do ano passado, quando 81 pessoas positivaram.
Vale mencionar que, nesta semana, um homem de 83 anos morreu em decorrência de complicações da covid-19. Ele estava internado na UTI da Santa Casa de Caridade e tinha comorbidades. É importante lembrar que mortes associadas à covid-19 não ocorriam desde o início de dezembro do ano passado. Atualmente, Bagé contabiliza 298 mortes decorrentes da doença.