A Secretaria da Fazenda deu início a realização do Censo Rural de 2026. Até o dia 15 de março, os produtores rurais devem comparecer à sede da Secretaria da Fazenda, localizada no Centro Administrativo, acompanhados dos talões de produtor modelo 4, com as contranotas anexadas.
Todos os talões movimentados no ano de 2025, bem como aqueles que não foram movimentados e entregues para baixa, deverão estar acompanhados das contranotas para a devida prestação de contas. A não apresentação dos talões está sujeita à aplicação de multa e à baixa de ofício.
Dúvidas relacionadas podem ser esclarecidas pelo telefone (53) 3241 3386.
Alerta aos produtores
A Secretaria da Fazenda de Bagé alerta que, desde segunda-feira (5), passou a ser obrigatória a emissão de nota fiscal eletrônica para todos os produtores rurais do Estado do Rio Grande do Sul, atendendo à norma do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que substitui o talão do produtor.
Os produtores rurais com faturamento superior a R$ 4,8 milhões já haviam se adequado à emissão da nota eletrônica, que agora passa a ser exigida independentemente do faturamento. Aqueles que não adotarem a emissão da nota fiscal eletrônica estarão descumprindo a legislação tributária vigente.
A mudança no modelo de emissão das notas busca mais agilidade e segurança no processo de documentação do setor agropecuário e pode ser realizada de duas formas: por meio do aplicativo Nota Fiscal Fácil, com login Gov.br, mediante o preenchimento dos dados do produto, do cliente e do transporte; ou por meio do site da Secretaria da Fazenda do Estado, disponível em:
https://www.sefaz.rs.gov.br/Receita/PortaleCAC.aspx?ReturnUrl=https%3A%2F%2Fwww.sefaz.rs.gov.br%2FNFE%2FNFE-NFA.aspx