Santa Casa amplia capacidade cirúrgica

Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde na Santa Casa de Caridade de Bagé passam a contar com cirurgias mais seguras e menos invasivas após a instalação de um novo sistema de videolaparoscopia no centro cirúrgico do hospital. O equipamento, adquirido com investimento estadual de cerca de R$ 718 mil pelo programa Avançar Mais na Saúde, foi entregue oficialmente nessa quinta-feira (5) pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

 

A nova torre de vídeo substitui o equipamento antigo, já desgastado e tecnologicamente defasado. Com imagens mais nítidas do campo cirúrgico, o sistema “contribui para procedimentos mais seguros, reduz riscos assistenciais e fortalece a resolutividade das cirurgias realizadas no hospital”, como detalhou divulgação do Estado. A novidade beneficia pacientes de Bagé e de outros municípios da região da Campanha.

 

O vice-provedor da Santa Casa, Carlos Eduardo dos Santos, destacou que o equipamento supre uma demanda antiga, especialmente na área oncológica. “Havia uma carência do aparelho de videolaparoscopia, que limitava a realização de algumas cirurgias oncológicas. Nós temos um serviço de oncologia bastante ativo e, por isso, alguns procedimentos não estavam podendo ser realizados”, comentou. 

 

Ele ressaltou ainda que o benefício alcança todos os usuários do SUS: “Não apenas os pacientes oncológicos estão sendo beneficiados, mas todos os pacientes do SUS que passam pelo ambulatório cirúrgico. Antes, muitos não tinham acesso a uma cirurgia menos invasiva e com recuperação mais rápida. Agora, o paciente pode ser operado em um dia e receber alta no outro, o que reduz o tempo de internação e permite que a fila de espera avance, atendendo mais pessoas”, explicou.

 

O prefeito em exercício, Beto Alagia, também destacou: “Esse novo equipamento vai permitir a prestação de um serviço de melhor qualidade e possibilitar o atendimento de um maior número de pessoas”. Vale destacar que a Santa Casa possui sete salas de alta complexidade e realiza cerca de 300 procedimentos mensais, sendo referência em urgência e emergência para Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Dom Pedrito e Lavras do Sul, atendendo aproximadamente 200 mil pessoas.

 

“Temos muitos motivos para estarmos aqui celebrando conquistas importantes. Lembro do dia em que entregamos a maternidade, um momento que ficou marcado na história, porque o atendimento à população passou a contar com melhores condições. Estarmos aqui hoje é mais uma forma concreta de dizermos que a maior obra que um governo pode fazer é cuidar das pessoas”, disse Arita.