Técnicos e a direção do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) analisaram, nesta semana, os níveis das barragens que abastecem o município e demonstraram preocupação com a situação dos reservatórios, especialmente da barragem da Sanga Rasa, que já apresenta volume significativamente abaixo do normal, em um período marcado por altas temperaturas e baixa previsão de chuvas.
Conforme divulgou a autarquia, a barragem da Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, está 3,5 metros abaixo do normal, “o que acende o sinal de alerta”. Em 2025, o racionamento iniciou em março, quando a mesma barragem alcançou 4,1 metros negativos. A barragem do Piraí, por sua vez, está 0,8 metro abaixo do normal.
“A equipe avaliou que os níveis preocupam devido ao período do ano com altas temperaturas e às previsões meteorológicas com baixo volume de chuvas para os próximos dias”, reiterou a divulgação. Ainda de acordo com a autarquia, o Daeb avalia a realização de novas manobras buscando um melhor aproveitamento da barragem do Piraí. O departamento também seguirá com as campanhas de uso consciente de água, a fim de evitar desperdícios.
Precipitações
O índice de precipitações no ano de 2025 foi muito menor do que o observado em 2024. Estima-se que choveu 35,65% a menos. Em alguns meses, a precipitação foi muito baixa, como em outubro, que foram registrados apenas 40 milímetros, o que prejudicou a reserva de água nas barragens. Em janeiro, até o momento, não houve uma chuva regular, totalizando apenas 24,4 milímetros no pluviômetro da Estação de Tratamento de Água (ETA).