“Revelando Bagé” recebe R$ 500 mil em recursos federais

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB) destinou R$ 500 mil, por meio de emenda parlamentar conveniada com o Ministério da Cultura, para a execução do projeto “Revelando Bagé” no município. A articulação e a apresentação da proposta junto ao mandato da parlamentar foram realizadas pelos secretários Raquel Leal, da Administração, e Zeca Brito, da Cultura. Os recursos foram solicitados pela Secretaria de Cultura e têm como foco projetos estratégicos nas áreas da música, do audiovisual e das artes visuais.

Os valores serão aplicados ao longo de 2026 em atividades gratuitas voltadas à comunidade. O projeto “Revelando Bagé” tem como objetivo descentralizar as ações culturais, levando atividades aos bairros e à zona rural do município.

A iniciativa prevê o cadastramento de artistas locais, possibilitando apresentações e atrações culturais nas comunidades, além de valorizar bandas da cidade e oferecer formação profissional nas áreas da música, artes visuais e audiovisual.

“Destinar esses recursos para Bagé é reafirmar o nosso compromisso de fortalecer e fomentar os Pontos de Cultura no município e, sobretudo, de reconhecer o trabalho dos artistas e fazedores de cultura da cidade. Uma cidade riquíssima na música, no teatro, na literatura, nas artes visuais e no cinema, e esse investimento será fundamental para valorizar toda a potência cultural que existe em Bagé”, destacou a deputada federal Daiana Santos.

Todas as ações do projeto “Revelando Bagé” serão realizadas por meio de convênio com o Ministério da Cultura do Governo Federal. O secretário de Cultura, Zeca Brito, agradeceu o apoio da parlamentar. “Nossa gratidão a deputada Diana Santos, por abraçar nosso projeto de desenvolvimento através da cultura, e por entender que nossa terra tem potencial de apresentar grandes talentos para o Brasil”, afirmou.

A secretária da Administração, Raquel Leal, ressaltou a atuação integrada entre as secretarias. “o projeto Revelando Bagé irá oportunizar postos de trabalho para músicos e artistas. Nós acreditamos que o desenvolvimento econômico será consequência do desenvolvimento humano e social”, concluiu.