Retorno do tempo firme marca o último fim de semana de 2024

O último fim de semana do ano será marcado pelo retorno do tempo firme no Rio Grande do Sul, após uma semana de instabilidade em algumas regiões. De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 52/2024, o ingresso de um anticiclone migratório estabilizará o clima na maior parte do Estado, com possibilidades de nevoeiro e chuvas isoladas em áreas como o Litoral.  

  

No domingo (29), a formação de um cavado entre o Paraguai e o RS aumentará a nebulosidade e trará chuvas leves nas regiões das Missões, Noroeste e ao longo da divisa com Santa Catarina. As demais áreas seguirão com tempo firme, temperaturas amenas e céu entre nuvens. A estabilidade começará a ser afetada a partir de segunda-feira (30), com instabilidade crescente e chuvas isoladas nas regiões Norte e Campos de Cima da Serra.   

  

Na terça-feira (31), o cavado se intensificará, espalhando instabilidades pelas regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Missões, Noroeste e outras áreas centrais e do Planalto. As precipitações serão esparsas, mas ganham força em intensidade variando de fraca a moderada, culminando em uma quarta-feira (1º) com chuvas mais amplas e temperaturas em elevação.   

  

O acumulado de chuvas para os próximos sete dias será irregular, com volumes baixos, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste e Centro do Estado, que podem registrar até 10 milímetros no período. Apesar disso, o clima ameno e estável será predominante em boa parte do final de semana. A previsão para Bagé, de acordo com a MetSul Meteorologia, é de amplitude térmica, com mínima de 14°C neste sábado e máxima de 28°C. Para domingo, está previsto sol com muitas nuvens, mínima de 14°C e máxima de 29°C. Aquece na segunda-feira, quando o termômetro pode marcar 31°C. O último dia do ano terá mínima de 17°C e máxima de 35°C.