Rachado, MDB define data das prévias

O MDB do Estado está centralizando as atenções. O partido definiu a data as prévias para escolher o candidato que irá concorrer a governador. O evento acontece dia 19 de fevereiro, das 9h às 14h, na Assembleia Legislativa. O prazo para a inscrição de chapas para a pré-convenção foi aberto oficialmente no dia 17 de janeiro e encerra no dia 3 de fevereiro.

A votação ocorrerá de forma presencial. A direção do partido já solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) o fornecimento de urnas eletrônicas para garantir a lisura do pleito.

Não existe unanimidade interna no partido, quanto ao nome para disputar o Piratini. Um grupo quer o ex-governador, José Ivo Sartori. Já está em campanha, o presidente estadual da legenda, deputado federal, Alceu Moreira. E nesse páreo quem ganha força para disputar a prévia, é o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, que tem a simpatia do governador Eduardo Leite (PSDB).

Alem desses nomes, o ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schimer aparece como um dos cogitados na disputa.

A colunista de Zero Hora, Rosane Oliveira, informou que também pretendem concorrer, o deputado Federal, Osmar Terra e o ex-prefeito de Gravataí, Marco Alba.

Com a definição do candidato do MDB, o tabuleiro político para eleição de outubro começa a se definir no Rio Grande do Sul.