“Quero criar vacas” é destaque no primeiro dia da Feira do Livro

“Quero criar vacas (mas não entendo nada do assunto)” é um dos lançamentos da edição 2023 da Feira do Livro. No primeiro dia, às 18h, José Carlos Ferrugem Moraes apresenta a obra, que, segundo a divulgação, conta de forma leve e divertida a história de um iniciante na pecuária, seus sucessos e suas dificuldades. “Ao mesmo tempo, fornece informações significativas aos interessados na criação de bovinos”, destacou. “Como bônus, o autor brinda o leitor com diversas receitas entremeadas ao texto”, acrescentou.

A reportagem conversou com o escritor, que é médico veterinário, treinado em reprodução animal, especializado em genética. Sobre qual o público-alvo desse lançamento, garantiu: “Qualquer pessoa interessada em pecuária ou curiosa sobre o que pode acontecer com alguém que inicia uma nova atividade, com a qual não tem experiência anterior”. Segundo ele, além dessas pessoas, também é para os envolvidos na criação de gado. Conforme ele, essas pessoas certamente encontrarão passagens que já viram e com as quais podem, inclusive, dar boas risadas.

Vale mencionar que o autor tem prática em docência e larga experiência em pesquisa na área de genética de reprodução de bovinos e ovinos. Como surgiu a ideia de escrever sobre esse tema e por quê? O autor garantiu que a proposta era contar uma história de um casal urbano, que resolve investir na criação de vacas em busca de segurança, lazer e um futuro tranquilo para suas aposentadorias. “A ideia surgiu para registrar algumas situações vividas e/ou imaginadas ao longo de minha experiência de vida”, elucidou.

O evento

A 25ª Feira do Livro acontece de 20 a 24 de outubro na praça Silveira Martins, a do Coreto. O evento contará com a LEB Livraria e Cafeteira, com a Livraria Caminhos, Nativa, além de escritores locais e de outras regiões. Livrarias de outras cidades também estarão presentes, como a Mundo dos Livros, de Uruguaiana, e Santa Rita, de Santa Maria. A programação completa do evento, que terá concursos, teatro e várias outras atrações, será divulgada nesta semana.