Primeiro trecho da RSC 473 deve ser concluído até o final do ano

Já está em andamento as obras do trecho de 22,7 quilômetros na RSC 473, entre Bagé e Torquato Severo. A previsão é que o primeiro trecho da obra seja concluído até o final do ano. Entretanto, há a expectativa de que a pavimentação seja ampliada.

Nessa semana, o advogado Luís Diego Soares esteve reunido com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Soares é um dos que há anos luta pelo asfaltamento da estrada. Na oportunidade, ele entregou aí secretário um pedido de ampliação do asfaltamento até Lavras do Sul e São Gabriel. Porém, Costella afirmou que enquanto não houver recursos, não há possibilidade de ampliação das obras. “Levei até o secretário o pedido de ampliação do asfalto até Lavras do Sul e São Gabriel, para contemplar todo o trecho ligando a região. Porém, ele foi taxativo de que não vai começar obra enquanto não tiver recurso garantido para não repetir o que aconteceu no passado, quando a obra começava e parava todo tempo”, contou Soares.

Assim, o advogado defendeu que a pressão popular é importante para que o Estado amplie a obra. “Por isso é importante que a população siga mobilizada e cobrando os Deputados e o Governo do Estado, para que amplie o investimento em nossa região. Certamente teremos investimentos em regiões que já possuem uma infraestrutura melhor que a nossa, e, por isso, precisamos de pressão popular para que haja vontade política de trazer esses recursos para cá. O mais importante é que a população se mantenha ativa na cobrança dos políticos, principalmente os da região, para que se possa tentar destinar mais recursos para a ampliação da obra. Essa é a única forma de termos um avanço no asfaltamento”, defendeu.

Outro pedido levado ao secretário foi de manutenção mais frequente do trecho que não será pavimentado e a colocação de placas. “Faltam, inclusive, placas de localização, colocando em risco pessoas que não conhecem a região. Isso é segurança viária e pode evitar acidentes”, argumentou Soares.

Situação

Também durante o encontro, que ocorreu em Porto Alegre, garantiu que os 22,7 quilômetros licitados serão concluídos, já que o recurso – cerca de R$ 35,3 milhões – está no caixa do Estado. “Realmente, se vê mobilização na obra da estrada, a partir de São Domingos”, afirmou Soares.