Prefeitura divulga nota oficial sobre serviços de equoterapia e do Centro de Autismo

Em nota oficial, a Prefeitura de Bagé esclareceu que não houve cortes nos serviços de equoterapia e do Centro de Autismo. Segundo a Prefeitura, houve uma “fake news” de que houveram cortes nestes serviços, mas afirma que estão sendo mantidos, e, no caso da equoterapia, o atendimento não funcionou nos meses de janeiro e fevereiro devido ao recesso programado, como ocorreu em anos anteriores. 

Segundo a secretária da Saúde, Terezinha Ricaldone, todos os convênios e serviços seguem ativos. “A equoterapia é muito importante, e todos os convênios e serviços estão mantidos, podendo ser até ampliados. Não houve qualquer mudança, exceto a demissão de indicações políticas do governo anterior”, diz. 

Ainda segundo a nota, a movimentação em torno desse tema tem relação com a readequação da equipe. De acordo com a secretária, é normal que ocorra a troca de profissionais em momentos de transição de governo. “As críticas que surgiram não têm relação com qualquer interrupção dos serviços, mas sim com a saída de pessoas nomeadas pelo governo anterior. É natural que, diante dessa mudança, tentem criar uma narrativa de descontinuidade, o que não é verdade”, afirmou Terezinha. 

Acerca do Centro de Autismo, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Saúde, Erondina Cavalheiro, fala que os serviços seguem normalmente, com exceção de algumas áreas em que profissionais estão em processo de contratação. “Todos os profissionais do governo anterior eram cargos de confiança, e foi necessária essa transição. O serviço continua e está sendo estruturado para atender ainda melhor”, esclarece. 

A Prefeitura diz que reitera seu compromisso com a transparência e pede à população se informe por fontes oficiais antes de compartilhar informações falsas que geram desinformação e pânico desnecessário.