Polícia deflagra Operação Mosaico e prende 16 pessoas por roubo em Bagé

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO, o Setor de Inteligência da Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal, de Bagé deflagraram na manhã de hoje a “Operação Mosaico”, que investigou o roubo a uma joalheria, ocorrido no dia 17 de dezembro 2021.

As investigações começaram após três indivíduos assaltarem uma joalheria, armados e usando roupas falsificadas da Polícia Civil. No dia do crime uma ação rápida dos órgãos de segurança pública conseguiu prender os 3 assaltantes, além de um casal que estava no local fazendo o monitoramento da loja, e um sexto indivíduo, que foi o motorista da fuga dos assaltantes. Todos os objetos roubados foram recuperados.

Durante a investigação a polícia utilizou modernas técnicas de inteligência e análise criminal, e descobriu uma complexa associação criminosa entre dois detentos recolhidos no Presídio Regional de Bagé, dois presos recolhidos no Presídio Regional de Pelotas e outro preso recolhido no Presídio Regional de São Borja. Esses cinco presos coordenaram, de dentro do sistema penitenciário, o planejamento e a execução do crime. Os três assaltantes, que foram presos no dia do crime, eram foragidos do Presídio de Pelotas e chegaram em Bagé no começo de dezembro com a função de realizar os levantamentos de comércio local para planejar o crime.

Os criminosos foram a Porto Alegre para buscar as roupas da Polícia Civil. A mulher que entregou o material para eles foi identificada e contra ela foi determinada a prisão preventiva. Ela e um preso da região metropolitana fornecem equipamentos falsificados dos órgãos de segurança pública para todo o Estado. Eles também usariam um carro com placas clonadas no dia do crime, para dificultar o rastreamento pela polícia – mas o carro foi apreendido alguns dias antes em uma ação da Brigada Militar.

Os policiais ainda descobriram que o plano era estabelecer o grupo do assalto e realizar outros crimes em empresas e residências, com algumas vítimas já planejadas.

Na manhã de hoje foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Bagé, Sapucaia do Sul, Pelotas e nos presídios de Bagé, Pelotas e São Borja, com o apoio da SUSEPE. Junto com os indivíduos que foram presos no dia do crime, mais 10 pessoas foram presas, entre elas, cinco detentos recolhidos no sistema penitenciário estadual e quatro participantes no levantamento e na logística do crime. Ao todo 15 pessoas foram indiciadas pelos crimes de roubo qualificado pelo emprego de arma e associação criminosa armada.

Durante as diligências de hoje foi apreendido um revolver, calibre 38, e maconha. Uma mulher também foi presa em flagrante por tráfico de drogas, totalizando 16 presos na Operação.