Parlamento presta homenagem ao jalde-negro

Hoje, dia em que um dos clubes de futebol mais tradicionais do Rio Grande do Sul – o Grêmio Esportivo Bagé – comemora 101 anos de fundação, a Câmara de Vereadores irá homenageá-lo, às 18h30min, no plenário Lígia Almeida. O clube, também chamado de jalde-negro, foi fundado no dia 5 de agosto de 1920. Cinco anos depois, o dono do Estádio Pedra Moura, que tem como mascote a Abelha, foi campeão gaúcho diante do Grêmio Porto-Alegrense, no estádio da Baixada, em Porto Alegre. De acordo com registro histórico, esse título foi conquistado de maneira invicta. Dois anos depois, se tornou vice-campeão gaúcho.

Ao longo dos anos, o clube das cores amarelo e preto arrebatou outros títulos. A sessão solene em homenagem aos 101 anos é uma proposição de um jalde-negro de carteirinha e membro da direção do clube, o vereador Cláudio Figueira da Silva – Xuxa (PTB). Um dos convidados de honra para a cerimônia foi o ex-governador Alceu Collares, de 93 anos (PDT), que não poderá comparecer por questão de saúde. Xuxa contou que ele gravou um vídeo para ser exibido durante a sessão especial.

O vereador falou que o momento será de homenagens com vídeos com depoimentos de ex-presidentes, funcionários e jogadores do Bagé.