Opositores do governo marcam presença no evento Aciba

O vice-prefeito, Mário Mena Kalil foi o anfitrião do evento da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba, realizado no bosque do Palacete Pedro Osório. Na ocasião aconteceram os lançamentos do Anuário de Bagé e da campanha Neste Natal #compreemBagé. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar a população que compre no comércio da Rainha da Fronteira.

O representante do Executivo enalteceu a importância do comércio para o desenvolvimento do município e lembrou que no pico da pandemia, o governo municipal manteve o comércio aberto para não enfraquecer a economia e evitar desemprego.

Além de Mário Mena, estava presente por parte do governo, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Rodrigo Fialho. Algo incomum num evento da entidade aconteceu, já que desta vez estavam presentes vereadores do PT, Lelinho Lopes e Flavius Dajulia. Além disso, estava lá o vereador, Cleber Zuliani Carvalho (PP) que votou contra o projeto que muda a forma de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e por isso tornou-se “persona non grata” no seio do governo. Da Câmara de Vereadores, somente os três se misturaram ao empresariado no evento. O projeto que já foi sancionado e agora é lei, enfrenta agora um movimento que, quer barrar essa legislação pelo veto popular.

A aprovação do IPTU estremeceu as relações com a empresariado da cidade. A Aciba emitiu nota oficial conclamando os empresários a se unir ao movimento pelo veto popular. Cleber Zuliani que tem o apoio dos empresários e ruralistas, tem usado as redes sociais para convidar a população para aderir ao abaixo-assinado.

O deputado federal, Afonso Hamm (PP) que assinou o documento do veto popular a lei do IPTU foi representado pelos seus assessores, a jornalista Márcia Marinho e Leonel Ximendes.