Ônibus só retornam aos horários normais na semana que vem

Mesmo com o retorno das aulas presenciais nas redes municipal e estadual de ensino, nessa segunda-feira, os veículos de transporte coletivo devem manter os horários de circulação, anunciados no início de janeiro. Ou seja, com intervalos ampliados. Isso foi confirmado por pelo menos uma das empresas, a Stadtbus. De acordo com o gerente, Alexandre Solari, “os horários normais retornam no dia 2 de março”.

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Bagé já havia divulgado que o transporte urbano funcionará com horário alternativo até a quarta-feira de cinzas. Isso foi definido em reunião com a representação das empresas responsáveis pelo transporte (Anversa e Stadtbus) e tais horários já se estendem desde o dia 10 de janeiro. Tal modificação “aumentou a escala em horários de pico, reformulando a oferta de transporte em momentos de pouco tráfego de passageiros”, conforme a divulgação da secretaria.

Vale estar atento aos horários válidos, disponíveis nós sites das duas empresas, nos links: www.stadtbus.com.br/capa/bage/itinerario_bage.html e www.anversa.com.br/Linhas.aspx. Vale mencionar que, antes das 8h30min, em linhas como Passo das Pedras, há ônibus de meia e meia hora. E nesta linha há dois ônibus que circulam ao meio-dia. Antes das 13h30min também há ônibus a cada meia hora. Em outra linha da mesma empresa, a Pedra Branca, o intervalo é um pouco maior, com saídas, pela manhã, antes da entrada de estudantes nas escolas, às 6h50min, às 7h45min, às 8h05min e posteriormente às 8h40min. E a partir das 11h há ônibus de meia em meia hora até as 15h.

Também como exemplo, na linha Ivone, antes das 8h30min há ônibus de meia em meia hora, e posteriormente, no intervalo do meio-dia, há um ônibus às 12h e outro às 12h15min. A partir das 13h, os ônibus também são de meia em meia hora pelo menos até as 15h. Vale mencionar que a reportagem detalhou tais horários porque são os que antecedem a entrada dos estudantes nas escolas. E eles (os horários) variam de acordo com as linhas, como é possível verificar no site das duas empresas.

Cartão estudantil

A Secretaria de Segurança e Mobilidade informou o pedido de confecção do cartão estudantil para o ano letivo de 2022 pode ser feitos das 8h às 14h no Cistran (na rua General Mallet, 251). Para realizar a solicitação do cartão de vale-transporte estudantil é necessário apresentar documento de identificação com foto; comprovante de residência; e atestado de frequência atualizado do aluno. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (53) 3242 3450.