Uma intensa massa de ar quente atua sobre grande parte do Brasil nesta semana, provocando calor extremo e temperaturas muito acima da média em diversos Estados. Segundo a MetSul Meteorologia, os termômetros podem marcar valores próximos a 40°C.
No Sul do país, as temperaturas sobem de forma mais significativa a partir do meio da semana. O Rio Grande do Sul deve registrar máximas entre 35°C e 38°C na quinta-feira, especialmente nos vales e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Santa Catarina e Paraná também terão calor forte, sobretudo no Oeste e no litoral, antes de uma possível redução das temperaturas com a chegada de chuva.
Na Campanha, ainda de acordo com a MetSul, o ápice do calor será na quinta-feira, 15, quando o sol aparece acompanhado de muitas nuvens e a temperatura oscila entre 20°C e 35°C. Até lá, as temperaturas sobem gradualmente. Nesta terça-feira, 13, o dia permanece claro, com mínima de 17°C e máxima de 30°C.
Na quarta-feira, 14, o solo aparece acompanhado de nuvens, e os termômetros oscilam entre 19°C e 33°C. Na sexta-feira, 16, chove pouco menos de um milímetros e as temperaturas ficam um pouco mais amenas que no dia anterior: mínima de 20% e máxima de 29°C.
Todo o final de semana deve ser instável, com chuva fraca tanto no sábado como no domingo. As temperaturas mais uma vez se elevam com mínima de 20°C e máxima de 32°C no sábado; 18°C e 33°C no domingo. A tendência aponta a permanência da chuva até segunda, quando as temperaturas ficam mais amenas, com mínima de 15°C e máxima de 26°C.