O comitê gestor da Barragem da Arvorezinha recebeu, na manhã dessa quinta-feira (29), representantes do Departamento de Obras Hídricas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para uma visita técnica ao local da obra. Durante o encontro, foram apresentados o estágio atual da construção e os próximos passos previstos no plano de trabalho.
De acordo com o presidente do comitê gestor, Cezaraugusto Scalcon, 2026 será um ano decisivo para o empreendimento. Segundo ele, a conclusão de etapas importantes permitirá projetar o encerramento de mais uma fase da obra. “Teremos um grande progresso, com a conclusão de uma série de etapas previstas, o que nos permitirá, ao final dessa fase, projetar o término da mesma. Trabalhamos intensamente no ano passado em etapas cruciais e seguiremos neste ritmo para que essa obra, tão aguardada pela população, seja concluída o mais breve possível”, afirmou.
O diretor do Departamento de Obras Hídricas e Apoio a Estudos sobre Segurança Hídrica (DOH) do MIDR, Marcus Vinicius Jansen Cutrim Cardoso, destacou o avanço observado durante a visita. “Estivemos na obra da Barragem da Arvorezinha e pudemos constatar um avanço significativo. É notório o progresso dos trabalhos, resultado da parceria do governo federal, por meio do Novo PAC, com a Prefeitura de Bagé e o Exército. Todos estão imbuídos do mais alto senso de compromisso para avançar, cumprir os cronogramas de entrega e garantir a segurança hídrica necessária para uma população de mais de 120 mil habitantes que será beneficiada com a barragem”, ressaltou.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acompanha de forma contínua a execução da Barragem da Arvorezinha, por meio de vistorias técnicas, reuniões periódicas e análise de relatórios. O objetivo, elucidou o município, por meio de divulgação, é assegurar o cumprimento dos prazos, a qualidade da obra e a efetividade das ações previstas.