Uma das frases mais lembradas de Alceu Collares é o título desta matéria: “O voto é tua única arma, bota o teu voto na mão”. O ex-governador do Rio Grande do Sul morreu na madrugada desta segunda-feira, 24 de dezembro de 2024, aos 97 anos, após complicações decorrentes de uma pneumonia e falência múltipla dos órgãos. Collares, natural de Bagé, foi o único negro a assumir o governo do Estado e deixou um legado marcante na política gaúcha.
Collares iniciou sua carreira política ainda em 1962, como vereador. Aliás, foi vereador de Porto Alegre, deputado federal e prefeito da capital gaúcha. Ao longo de sua carreira, Collares conquistou respeito por sua habilidade política e por seu compromisso com a Educação e o desenvolvimento regional. Entre suas realizações, destaque para a criação dos Centros Integrados de Educação Popular (CIEPs) e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Em Bagé
Nascido em Bagé no dia 12 de setembro de 1927, criado no Povo Novo, Alceu Collares foi homenageado, em 2004, com um enredo da escola de samba Aliança. Foi na gestão de Collares como governador do RS que o prédio do Fórum de Bagé foi construido. Por meio de uma emenda parlamentar dele, foi construído também o prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bagé. Mas esses são apenas alguns dos legados do bageense, que, como muitos leitores manifestaram, está na história.
Luto e homenagens
A morte de Collares gerou manifestações de pesar em todo o Estado. O atual governador, Eduardo Leite, decretou luto oficial de três dias e anunciou que as despedidas do ex-governador ocorrerão no Palácio Piratini. Bagé também decretou luto oficial por três dias. “A Prefeitura de Bagé, por meio do prefeito Mário Mena Kalil, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do bageense e ex-governador do Estado, Alceu de Deus Collares, ocorrido nesta terça-feira, em Porto Alegre. Neste momento de tristeza e dor, nos unimos para manifestar nossas mais sinceras condolências aos familiares, parentes e amigos de Collares”.
O Jalde-negro, onde Collares jogou futebol, também prestou sua homenagem. “Hoje o RS se despede de uma grande figura política e de um grande jalde-negro, que defendeu a nossa camisa na década de 40”, manifestou o clube, em publicação com uma foto de Collares vestido com a camiseta do Bagé – a bandeira, no Pedra Moura, está a meio mastro.
O prefeito eleito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, expressou sua tristeza pela morte de Collares, ao destacar a importância do ex-governador para a cidade e para o Estado. “É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento de Alceu de Deus Collares. Bagé perde um de seus filhos mais ilustres, esse homem que sempre esteve ao lado da Democracia e deixou um legado inestimável para Bagé, para o Estado e para o país. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento de luto”, disse.