Apesar das chuvas registradas nos últimos dias, os níveis das barragens que abastecem Bagé permanecem abaixo do normal. De acordo com dados atualizados nessa quinta-feira (29), pelo Daeb, a barragem Emergencial está cheia, enquanto a do Piraí apresenta déficit de 3,5 metros. Já a Sanga Rasa, que é o principal reservatório da cidade, está 5,8 metros aquém da normalidade.
A precipitação acumulada na semana chegou a 91 milímetros na barragem Emergencial, 80 milímetros na Sanga Rasa, 70 milímetros no Piraí e 66 milímetros na Estação de Tratamento de Água (ETA).
Apesar do volume de chuvas, a Comunicação do Daeb informou que, no momento, não há previsão de reavaliação do racionamento. A medida segue em vigor, já que, quando foi implantada, o nível da barragem Sanga Rasa estava ainda mais crítico, com 4,1 metros abaixo do ideal.
A orientação permanece a mesma: a população deve continuar economizando e fazendo uso consciente da água, já que a recuperação dos reservatórios depende de chuvas regulares e contínuas.
Atualmente, o racionamento é de 12 horas diárias em Bagé. Em síntese, a cidade foi dividida em dois setores e cada um deles recebe 12 horas de água em horários distintos. Além disso, na semana passada, a Pedreira do IFSul foi reativada para abastecer alguns bairros da zona Leste. Para essas comunidades, o abastecimento ocorre em horário distinto por uma questão de logística.