Mulher que ateou fogo no corpo e na casa está em estado grave

Mesmo a noite gelada de terça-feira não afastou algumas pessoas que moram nas redondezas da antiga Escola Mário Quintana da rua – tudo porque uma casa, na rua Professor Caggiano, no bairro Getúlio Vargas, estava em chamas. Uma mulher de 51 anos colocou fogo na própria casa com três filhos dentro. Ela sofreu queimaduras em todo o corpo e está em estado grave em Porto Alegre.

A reportagem do jornal Folha do Sul conversou com um dos filhos da mulher que estava na casa. O rapaz, de 26 anos, contou que estava dormindo e que por volta das 23h acordou com os gritos de seus irmãos menores, um menino de 10 anos e uma menina de 12 anos. Eles gritavam que a mãe iria se queimar e que a casa estava pegando fogo. “Aí levantei e retirei as crianças da casa e corri para retirar o botijão para evitar que explodisse, mas a geladeira acabou explodindo e queimando todos os móveis da casa”, falou.

Ele também disse que a mãe nunca aceitou o relacionamento de uma das filhas, que saiu de casa para morar com outra pessoa e que naquela noite havia discutindo com ela pelo telefone. Depois disso, a mulher teria colocado álcool no corpo e em um colchão que estava na sala e ateado fogo.

“Ela dizia que todos iam morrer”

O jovem disse que depois de retirar os irmãos da residência, tentou retirar a mãe do fogo. “Ela dizia que não adiantava que todos iam morrer e que ela queria morrer queimada. Foi quando chegou uma viatura da Brigada que foi chamada pelos vizinhos, e eu só queria retirar ela dali, mas não consegui entrar na casa porque os policiais falaram que eu ia acabar morrendo. Eu dizia para eles prefiro eu morrer do que a minha mãe”, relatou.

Ao ser perguntado sobre o que aconteceu para ela querer colocar fogo na casa e no próprio corpo, o rapaz respondeu que a mãe sempre teve problemas de saúde e com álcool e tomava remédios controlados. Ele também comentou que naquela noite ela tomou todos os comprimidos e ingeriu bebida alcóolica, aí acabou surtando e aconteceu a tragédia.

O rapaz disse que os irmãos menores estão na casa de uma vizinha, que é professora. A casa ficou totalmente destruída pelo fogo.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a mulher para o Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade. Na madrugada ela foi transferida para o setor de queimados da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O filho relatou que o estado da mãe é grave porque ela teve 100% do corpo queimado.