Ministro da Casa Civil se reúne com governador e prefeitos gaúchos

Hoje, 28/1, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estará em Porto Alegre para agendas com o governo do Estado e com prefeitos, com o objetivo de monitorar as obras do Novo PAC e atualizar as ações do Governo Federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul.  

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro em exercício do MIDR, Valder Ribeiro, e o presidente da Caixa, Carlos Vieira, acompanharão a agenda, além do secretário especial do Novo PAC, Maurício Muniz, e representantes dos órgãos federais ligados às áreas da saúde, educação, transporte e relações institucionais. 

Os compromissos iniciarão com a 1ª Reunião do Conselho de Monitoramento das Ações e Obras para Reconstrução do Rio Grande do Sul, na Casa de Governo. A reunião está prevista para iniciar às 8h30 e será fechada, sem acesso dos profissionais de imprensa.  

Com caráter consultivo, o conselho é coordenado pelo ministro Rui Costa. Entre as suas principais competências estão a de monitorar a implementação das ações e obras de reconstrução e a de articular a atuação dos órgãos dos Governos Federal e Estadual para aumentar a resiliência climática.  

A partir das 10h, no mesmo local, acontecerá a reunião sobre as ações federais para a reconstrução do estado. A imprensa terá acesso à reunião para cobertura. Ao final, será concedida entrevista coletiva.  

À tarde, a partir das 14h, as reuniões serão para monitorar o andamento das obras e dos projetos do Novo PAC e para orientar gestores e equipes de governo. Primeiro, com o governador do Estado, Eduardo Leite, e representantes das secretarias estaduais; depois, será realizada uma segunda reunião, incluindo prefeitos, prefeitas e representantes dos governos municipais. As duas reuniões acontecem no Palácio Piratini. 

Às 18h30, o ministro e o governador atenderão a imprensa em entrevista coletiva.