A chegada de uma frente fria ao Estado trouxe chuva – condição que deve se manter no decorrer desta semana. A mudança do tempo, na segunda-feira, marcou o começo de uma sequência longa de dias com tempo instável no Sul do país, de acordo com MetSul. Estão previstos altos acumulados de precipitação para algumas regiões. Para a Campanha, há prognóstico de chuva até sexta-feira, mas nada expressivo, pelo menos quanto a volumes diários.
A imagem do satélite meteorológico GOES-16 da NOAA/NASA mostrava, na manhã de segunda-feira, áreas de instabilidades associadas à chegada do sistema frontal atuando no Oeste e no Sul do território gaúcho. Ontem, a chuva se intensificou sobre o Rio Grande do Sul e atingiu quase todas as regiões do Estado. Segundo a MetSul, os volumes acumulados de chuva na maioria das cidades do Estado nesta semana devem ficar perto ou acima dos 50 milímetros.
De acordo com o Instituto Climatempo, estava previsto 25 milímetros de precipitação para essa segunda-feira na Rainha da Fronteira. Mas a precipitação foi ainda melhor: de acordo com o Daeb, o acumulado na Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, foi de 30 milímetros. Já a Estação de Tratamento de Água registrou 37,4 milímetros de precipitação; a Piraí, 32 milímetros; e na Emergencial o volume mais expressivo, 42 milímetros.
Para ontem, o prognóstico apontava mais 15 milímetros (o Daeb atualiza diariamente o volume de precipitação – geralmente a medição é realizada às 9h). Vale mencionar que, para esta quarta-feira, mais 10 milímetros são esperados. A mínima fica em 12°C e a máxima não ultrapassa os 18°C. A chuva deve se manter na região da Campanha pelo menos até sexta-feira, mas o acumulado não será superior a 10 milímetros por dia.
Fluxo de umidade
Segundo o Climatempo, um fluxo de umidade terá como consequência o aumento de frequência e volume de chuvas. Os prognósticos apontam de quatro a cinco avanços de frentes frias sobre o Estado durante o mês de maio. A maioria delas será a partir da segunda quinzena do mês: essas frentes frias, vale mencionar, serão seguidas de ondas de frio, que pode ser intenso, inclusive com formação de forte geada. Quanto às chuvas, há possibilidade de que sejam acima da média em todo o território gaúcho. Por outro lado, apesar das ondas de frio intenso previstas, a temperatura deve ficar acima da média para o período.