A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência vai intensificar as ações de monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa ocorre com a realização de um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento terá início na próxima segunda-feira, dia 12, e tem como objetivo identificar áreas de risco e mapear o nível de infestação do mosquito no município.
O LIRAa é uma ferramenta utilizada nacionalmente pela Vigilância em Saúde e segue cronograma definido pelo Ministério da Saúde, sendo aplicado, em média, quatro vezes ao ano.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Luciane Lucas, o período é considerado crítico para a proliferação do mosquito, devido às condições climáticas favoráveis. O programa define, por amostragem, os quarteirões que serão visitados para coleta de dados e verificação da presença do Aedes aegypti.
Na segunda quinzena de dezembro de 2025, já foram identificados focos do mosquito em diversos pontos da cidade, incluindo ruas dos bairros Centro, Industrial, Castro Alves, Floresta, Pedra Branca, Popular e Goulart. Esses dados reforçam a necessidade da intensificação das ações de vigilância, conforme destacou a divulgação do município.
Durante o novo levantamento, cerca de 1,7 mil residências deverão ser visitadas em diferentes bairros. Após a conclusão do LIRAa, equipes realizarão orientações aos moradores e a eliminação dos criadouros encontrados. A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população receba os agentes de endemias e mantenha os pátios limpos, evitando locais que possam acumular água.