O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, abordou as ações realizadas no canteiro de obras da Barragem da Arvorezinha, em meio às preocupações da população com a possibilidade de um novo racionamento de água no município, levando em consideração que a Sanga Rasa – principal reservatório da cidade atualmente – está com um déficit hídrico muito próximo de quando, no ano passado, a cidade começou a racionar água.
Segundo Mainardi, a partir de 2025 a Prefeitura promoveu a reprogramação do plano de trabalho, com o objetivo de dar mais organização e agilidade à execução da obra. Nesse período, também foram retomadas as desapropriações necessárias para o empreendimento.
De acordo com o prefeito, cerca de 120 hectares já foram adquiridos, com investimento aproximado de R$ 3 milhões por parte do Município. Além disso, a Prefeitura elaborou os projetos executivos da nova adutora e das ações de limpeza e supressão da vegetação da bacia.
Mainardi informou ainda que tiveram início as obras do vertedouro e que o canal de descarga e o canal de aproximação estão praticamente concluídos.
Também foram executados, de acordo com o chefe do Executivo, serviços nas estruturas de contenção do barramento junto ao canal de descarga, além da contratação de uma nova equipe técnica multidisciplinar para acompanhar e fiscalizar os trabalhos.
Para este ano de 2026, a previsão é de concentração dos esforços na construção do vertedouro da nova barragem, que, segundo o prefeito, está em ritmo acelerado.
A Prefeitura também já realizou ações preparatórias para a limpeza da bacia e para o programa de reposição florestal, além de confirmar que o projeto executivo da nova adutora já está contratado.