Luiz Coronel é embaixador do turismo e dos vinhos da Campanha

Amanhã, às 19h, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, acontece a cerimônia de outorga da “Comenda Embaixador do Turismo do Pampa Gaúcho e dos Vinhos Finos da Campanha Gaúcha” ao poeta e escritor bageense Luiz Coronel. A iniciativa é da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) e da Associação dos Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Segundo divulgação, o propósito da comenda é reconhecer as autoridades culturais, artísticas e empreendedoras, que expressam os valores e defendem a região para além das fronteiras do Rio Grande do Sul e até mesmo fora do Brasil.

Os convites para o evento podem ser adquiridos com a diretoria da Apatur e da Associação dos Vinhos por R$ 70. Após a cerimônia de outorga, será servido coquetel de queijos e vinhos no hall do complexo. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Bagé, do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), da Lira Rústicos e da Rotas da Terra.

Destino promissor

A Apatur divulgou, por meio de sua presidente, Clori Peruzzo, que o Bioma Pampa, sua gastronomia, paisagem e tradições estão sendo apontados como um dos destinos turísticos mais promissores do Rio Grande do Sul a partir deste ano. “Somado a essa tendência, os vinhos finos da Campanha gaúcha, receberam a homologação de Indicação de Procedência (IP), junto ao INPI, em 2020. Ambos os movimentos indicam que o turismo da região está em fase de consolidação e as expectativas para seu crescimento estão se transformando em estratégias e ações concretas e promissoras”, destacou a entidade.

Poeta e escritor bageense

Luiz Coronel tem uma vasta obra com mais de 70 publicações. O seu reconhecimento é expresso pelos títulos de Cidadão Emérito de Porto Alegre e de Piratini e de Patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2012, e pelas medalhas de Mérito Farroupilha (2009) e da Cidade de Porto Alegre (2010).

Porto Alegre, que bem me faz o bem que te quero, Cidades gaúchas e Pampa gaúcho, a terra e o homem integram o portfólio poético de Coronel. Outro destaque é A Revolução Farroupilha, que conta a história dos farrapos em um longo poema, em que são focados causas, episódios e personagens, e que tem ilustrações de Danúbio Gonçalves. 

Moções de apoio

O bageense Luiz Coronel é candidato a cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras. Em um verdadeiro manifesto, ele justificou sua candidatura: “Por ser, como sempre fui, um homem de pensamento e ação, vislumbro que, uma vez ingresso na Academia, poderei ser, junto aos meus pares, um proponente e viabilizador de obras que bem atestem a alma acesa e lúcida dessa nobre casa”. 

Moções de apoio foram apresentadas, entre elas a assinada pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara, que enalteceu: “Sua literatura infantil e seu legado musical enriquecem a nossa cultura”. E sustentou que Bagé se sentirá honrada com a presença do “ilustre filho” na composição da mais alta corte literária do país. 

Nomes como Olívio Dutra, Miguel Rossetto, José Ivo Sartori, Germano Rigotto, Renato Borghetti e Fafá de Belém também assinaram moções de apoio ao escritor.