O Dia dos Pais é considerado a terceira melhor data do ano para o comércio em geral, sobretudo para aqueles estabelecimentos que vendem roupas, calçados e acessórios. Neste ano, porém, os livros devem figurar entre os itens mais procurados para presentear os papais. A expectativa, em uma livraria local, é de crescimento de 5% a 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vendas foram bastante impactadas pela pandemia. O empresário Richarles Nogueira comentou que os livros de esportes e de História são os mais procurados até o momento.
Nogueira admitiu que a procura se intensificou nessa quarta-feira. Diferente do que estava previsto, no sábado e nos dois primeiros dias da semana o movimento foi bastante abaixo do esperado. Porém, ontem, os filhos começaram a garantir o presente dos pais. O empresário afirmou que a livraria se preparou para a data, com um estoque bastante variado. Neste ano, a aposta foi em títulos esportivos: a ideia da livraria foi aproveitar o gancho das Olimpíadas, que tem despertado bastante interesse dos leitores sobre os mais variados esportes.
E a procura tem sido justamente por esse tipo de leitura, assim como por livros de História. A equipe da livraria também sugere opções de kits para presentear, inclusive com vinhos. A intenção é apresentar as bebidas produzidas na Campanha. Há livros, inclusive, sobre tal temática. Nogueira garantiu que os dias frios também ajudam a alavancar esse tipo de venda, já que a bebida é muito consumida no inverno.
Entre os destaques, estão títulos como “O livro da mitologia”, “O tempo e o vento”, de Érico Veríssimo, “O cavalo crioulo”, “Paixão por motos”, “Escravidão”, “Filosofia para quem não é filósofo”, “Cerveja para leigos”, “Larousse da cerveja (a história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo)”, “Medicina macabra” e vários livros cujo protagonista é o detetive Sherlock Holmes. Tem, também, “A ascensão de Atenas”, “Titãs da História”, “A era dos impérios”, “A era do capital”, “A era das revoluções” e vários clássicos como “Crime e castigo”.