Levantamento monitora focos do mosquito da dengue

Desde o dia 12, a Vigilância em Saúde realiza um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), com o objetivo de mapear a infestação do mosquito da dengue no município e identificar áreas com maior risco de proliferação.

 

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Luciane Lucas, 15 agentes atuam no levantamento, que deve ser finalizado até o fim desta semana. As ações incluem vistorias em diferentes pontos da cidade e a coleta de materiais que possam servir de criadouros.

 

Entre os locais visitados estão o Parque do Gaúcho e o aterro sanitário, além de diversos bairros. Após a conclusão do levantamento, os dados devem permitir a identificação de focos positivos do mosquito, possibilitando a intensificação das ações de combate nas áreas mais afetadas.

 

O secretário de Saúde, Gilson Machado, destaca a importância da colaboração da população, especialmente permitindo o acesso dos agentes às residências. Segundo ele, essa parceria é essencial tanto para a identificação de possíveis criadouros quanto para a orientação preventiva aos moradores.