Itens para cães e gatos entram na lista de presentes de Natal

Os pais e mães de pets também podem presentear seus filhos de quatro patas no Natal. Opções não falta neste que é um mercado em constante expansão no país. Tem desde roupinhas para eles esperarem o Papai Noel até panetones especiais para os bichinhos. Aliás, nesta época, cães e gatos participam até de amigos secretos. É o que comenta a veterinária Juliana Flôres: “Cada vez mais a procura por presentes para os filhos está crescendo. Compram brinquedos, petiscos, camas, roupas. Inclusive tem animais que estão participando dos amigos secretos”.

A profissional, que tem um pet no centro da cidade, a Quatro Patas, diz que a equipe até prepara pacotes especiais para que os presentes sejam colocados nas árvores junto aos demais. No local, há uma variedade de roupinhas para que os pets também participem das festas – tudo bem temático. Em outro estabelecimento, o destaque é para o serviço de banho e tosa.

De acordo com a equipe da Animais, a agenda está cheia e só havia vagas, até ontem à tarde, para a segunda-feira. Acontece que todos querem deixar os pets limpinhos e cheirosos para as festas. No local, eles arrumam os animais com enfeites temáticos. A demanda por banho e tosa, ainda de acordo com a equipe, aumenta muito no final de ano também porque muitos clientes pegam a estrada e levam os bichinhos. Em relação a presentes, a informação é de que há procura mais quando alguém está com um filhotinho em casa, daí amigos e parentes querem presentear o bichinho com brinquedos e outros itens e aproveitam para fazer isso nesta época.

Vale destacar que a participação do setor pet representa 0,36% do PIB brasileiro e coloca o país no patamar de segundo maior mercado do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo o Sebrae, porém, 72% dos pet shops sofreram redução de faturamento de, em média, 37% em meados de 2020, mas é um dos setores que mais reagiu em 2021 e com potencial de crescimento.