A responsável pelas relações instituições do governo municipal, Sonia Gomes Leite, esteve em Porto Alegre. Na segunda-feira, ela foi até o IPE para tratar sobre os credenciamentos, um feedback dos atendimentos que estão sendo feitos em Bagé. “Que está muito bem e elogiadíssimo, inclusive aqui por Porto Alegre”, destacou. Ela elogiou o atendimento das servidoras no IPE. “Pelo número de atendimentos, pela resposta que está tendo, pelo cumprimento”, justificou.
Sonia ainda mencionou que, ainda no IPE foram tratados possíveis contratações para a Saúde, para a Santa Casa, algo que ainda não está definido. “Nós viemos tratar de diversas demandas sobre o IPE”, enfatizou, ao informar que, nessa terça-feira, houve uma reunião na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão para tratar sobre os prédios da CEEE e também do IPE.
Vale explicar que, em agosto, o serviço presencial do IPE, que estava suspenso desde março do ano passado, foi retomado. A abertura foi articulada pela assessora. Agora, o município busca agilizar a tramitação do documento que cede o espaço físico ao Executivo. A presidência do IPE autorizou o uso da estrutura até que isso seja resolvido, visto que o instituto tem passado seu patrimônio ao Estado.
“Estamos encaminhando as documentações. A documentação pra tanto da CEEE como do IPE. A questão, agora, é oficializar tudo”, explicou Sonia.
E ainda detalhou, sobre a visita de segunda: “Tivemos (no IPE) para fazer um feedback dos atendimentos do IPE Saúde. Também credenciamentos de médicos e pacotes para a Santa Casa. E também conversamos com o presidente (Júlio Ruivo) sobre a possibilidade do prédio do IPE, do encaminhamento dos nossos papéis”.
Sugestão é adesão ao Negocia RS
O subsecretário de patrimônio do Estado, que é vinculado a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Diego Ferrugem Cardoso, informou que o município tem interesse em alguns imóveis de propriedade do Estado e que a orientação dada é que Bagé faça adesão ao Programa da Ação e Pagamento, que é o Negocia RS. Isso em troca de dívidas com a Saúde não empenhadas dos anos de 2014 a 2018. “Esse processo está andando, está em tramitação e a gente está fornecendo todo suporte necessário ao município, dando todas as orientações. Esperamos que, em breve, o município possa lograr êxito no pleito de fazer essa transação”, manifestou.
Sonia fez uma ressalva ao lembrar que o prédio da CEEE ainda não é do Estado. “É a segunda vez que nós viemos a Porto Alegre mostrar interesse em relação a este prédio. Então, acreditamos que o município seja prioridade pelo interesse que o prefeito Divaldo (Lara) tem nessa troca da dívida. Porém, ele (o prédio) ainda não foi incorporado ao patrimônio do Estado. Então, nós temos que, primeiro, aguardar por isso”, explicou.