Hamm debate sobre endividamento agrícola com presidente do Banco Central

Durante encontro com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, Afonso Hamm (PP) e representantes da CNA, Farsul e Fetag-RS apresentaram dados que ilustram a crise de endividamento dos produtores rurais, agravada por eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. A agenda ocorreu na terça-feira, dia 24. 

Durante o encontro, tanto o deputado quanto o grupo defenderam a urgência de uma solução para o alongamento das dívidas. 

Proposta 

Com um estudo detalhado em mãos, Hamm, que é relator do PL 5122/2023 que versa sobre a Securitização das dívidas rurais, articulou a defesa de uma solução definitiva que prevê a securitização das dívidas com garantia do Tesouro Nacional.  

“Apresentamos uma proposta construída com consciência e responsabilidade, pois entendemos que a saúde do setor e do produtor rural é vital para a economia do país”, afirmou o deputado. 

Como medida emergencial, o parlamentar solicitou a suspensão da negativação de produtores por 90 dias, justificando a urgência com um argumento prático: “De nada adianta anunciar o plano safra se o produtor não conseguir obter o crédito novo”, observou Hamm. 

Direcionamento 

A proposta e os dados apresentados foram recebidos pelo presidente do Banco Central que demonstrou sensibilidade à urgência do tema e se colocou à disposição como um aliado ao processo. Galípolo reconheceu a relevância da iniciativa e orientou que, por sua natureza fiscal, o caminho para sua formalização envolve a articulação com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, validando a estratégia defendida pelo deputado. 

O deputado Afonso Hamm avaliou a reunião como positiva. “Saímos daqui com um direcionamento claro e com o apoio de uma instituição importante como o Banco Central. Agora, vamos intensificar o diálogo com a equipe econômica para viabilizar essa solução que é essencial para o Brasil”, concluiu Hamm. 

Participaram do encontro José Angelo Mazzillo Júnior (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA), Antonio da Luz (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – Farsul), Karliton Peres (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS) e do consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Leonardo Tavares.