Durante a tarde de terça-feira, 23 de dezembro, a 1ª DECRAB/Bagé, com o apoio de policiais da 9ª Região Policial e da Brigada Militar, deflagrou mais uma operação contra o abigeato, desta vez com o envolvimento de traficantes no grupo investigado.
Há sete meses, os policiais da DECRAB investigam algumas pessoas que estariam realizando abigeatos em áreas lindeiras ao bairro da Balança, em Bagé.
Os animais foram subtraídos tanto vivos quanto carneados no campo. Durante esse período, sete ocorrências de abigeato foram registradas nas proximidades da área, totalizando aproximadamente vinte animais bovinos.
As investigações apontaram que os suspeitos realizavam os furtos para, posteriormente, com os dividendos obtidos com o abigeato, comprar entorpecentes para comercialização na cidade.
Em razão dos fatos, o delegado Guilherme Nunes, titular da DECRAB/Bagé, representou junto ao Poder Judiciário por cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão, pedido que foi acolhido pela Justiça.
Durante as buscas, foi apreendido aproximadamente meio quilo de entorpecentes, além de objetos voltados para o tráfico de drogas e utensílios utilizados em furtos de gado.
Um homem foi preso em posse da droga, além de um adolescente que acabou sendo apreendido por também estar em posse de entorpecentes. Outro alvo da operação, que está com prisão decretada, ainda não foi localizado pelos policiais, que seguem realizando diligências.
A operação foi a quarta realizada pela 1ª DECRAB/Bagé em menos de 10 dias, nos municípios de Bagé, Pedras Altas e Aceguá. Nessas ações, sete suspeitos foram presos, 15 animais bovinos apreendidos e mais de 300 kg de carne sem procedência retirados de circulação. Conforme o delegado Guilherme Nunes, a 1ª DECRAB/Bagé intensifica o cerco contra o abigeato neste final de ano e reitera que novas ações serão realizadas na região ainda em 2025.