Frio “mais intenso” só será registrado no fim da primeira quinzena de abril

Análises meteorológicas de médio e longo prazo já indicam as datas das primeiras massas de ar polar. Vale mencionar que o outono de 2025 tem sido marcado por grande variação térmica, o que é comum nessa época de transição. Durante a primeira semana de março, as temperaturas foram extremamente altas, mas nas semanas seguintes, o clima se refrescou. Massas de ar seco trouxeram manhãs frias para o Sul, e até a primeira geada do ano foi registrada. No entanto, a dúvida é quando chegará o frio intenso e generalizado.  

A previsão inicial da MetSul Meteorologia indicava que o outono teria temperaturas acima da média histórica, mas, alertou, isso não significa que não haverá dias com temperaturas baixas. Em março, a menor temperatura registrada em Porto Alegre foi 16,4°C, enquanto em Bagé, na Campanha, a mínima foi de 8°C. Também ocorreram mínimas baixas em cidades de Santa Catarina e Paraná, mas todas essas quedas térmicas foram ocasionadas pelo ar seco e não por massas de ar polar intensas.  

Com base nos modelos de previsão para os próximos 45 dias, segundo a MetSul, é possível identificar tendências para a chegada do frio. Embora os gráficos não forneçam a temperatura exata para cada dia, eles mostram a tendência de queda e elevação da temperatura. De acordo com essas projeções, há sinais de que entre os dias 12 de abril e 4 de maio ocorrerá uma incursão de massas de ar polar, que poderão afetar principalmente a região Sul. No entanto, o frio será de curta duração, com elevação das temperaturas logo após esses períodos.  

As projeções sugerem que ondas de frio com mais de cinco dias de temperaturas muito baixas só devem ocorrer durante o inverno climático. Ou seja, a MetSul reafirmou que p outono de 2025 será predominantemente mais quente, com variações ocasionais de frio.   

Alerta para esta sexta 

Nesta sexta-feira, uma onda de temporais poderá atingir o Estado, com maior intensidade nas regiões do Oeste e Noroeste, incluindo a fronteira com a Argentina e a Campanha. Nestas áreas, os temporais podem ser acompanhados de raios, chuva forte e granizo localizado. As rajadas de vento também devem ser fortes, especialmente na Campanha e Zona Sul, podendo atingir até 80 km/h em algumas regiões.