Falta de luz foi por ‘ocorrência em transformador’

Boa parte de estabelecimentos e residências da cidade ficaram às escuras nessa segunda-feira. Diante da repercussão entre os clientes, a Ceee Equatorial divulgou uma nota sobre o verdadeiro apagão: “Comunicamos que uma ocorrência em transformador da empresa de transmissão, que atende Bagé, ocasionou o desligamento de energia para aproximadamente 26 mil clientes na região”.

A reportagem recebeu a informação de que praticamente toda a região central ficou sem luz logo no início da tarde. Leitores relataram que estavam sem luz em bairros como São Judas, Menino Deus, Vila dos Anjos, Mascarenhas de Moraes, São Jorge, São João, Jardim do Castelo, São Bernardo, Popular, Fênix, no alto da Santa Casa, Parque Marília, Brum, Laranjeiras, Ivo Ferronato e Malafaia. 

Muitos relataram também estar sem internet ou com problemas na conexão em comunidades como Castro Alves e Passo das Pedras. Além disso, comunidades como Prado Velho e Madezzati teriam enfrentado desabastecimento de água. Vale mencionar que, pelo menos para a região central, a previsão dada pela Equatorial para o retorno da luz era para as 19h. Mas muitos leitores do centro relataram que, em algumas ruas, isso ocorreu mais cedo. Em outras, o retorno do abastecimento atrasou.

Saúde precisou suspender vacinação 

O coordenador da Vigilância em Saúde confirmou que a vacinação foi suspensa, na tarde de segunda, em decorrência da falta de energia elétrica. Isso no Clube Comercial. De acordo com Geraldo Gomes, o primeiro motivo para a suspensão da distribuição de doses foi a iluminação insuficiente, ou seja, estava muito escuro no local. A testagem para detecção de covid-19 também precisou ser encerrada mais cedo. Ambos serviços pararam por volta das 14h30min. 

Outro motivador para a suspensão foi a preservação das doses: Gomes explicou que, como não havia previsão de retorno, a equipe decidiu manter a geladeira fechada para garantir o adequado armazenamento das vacinas. Nesta terça-feira, a vacinação será retomada às 9h e deve se estender até as 17h. Já a testagem, com entrada pela Marechal Floriano, será das 9h às 16h30min.