O Departamento de Água e Esgoto de Bagé, o Daeb, falou a respeito da falta de água na cidade no último final de semana. Segundo a autarquia, a barragem da Sanga Rasa está com 2,20 metros negativos, enquanto a barragem do Piraí está com 1,25 metros aquém da normalidade. No domingo, dia 26, vários pontos da cidade tiveram o fornecimento interrompido devido ao baixo nível do reservatório de água tratada, localizado na Estação de Tratamento de Água, a ETA, pelo alto consumo de água na cidade.
Entretanto a falta de água não foi a única reclamação. Além do desabastecimento em determinados períodos do dia, há relatos de mudança na coloração e odor forte vindo da água. Isso não só no final de semana, mas no decorrer dela. Segundo o morador do bairro Ibajé, Paulo Fagundes, a diminuição da pressão tem ocorrido pelo menos uma vez ao dia e, no intervalo do meio-dia, falta água. Fagundes relata que, além desses problemas, o hídrico está com coloração amarela e com odor há, pelo menos, 15 dias.
Já o morador do bairro Getúlio Vargas, Gabriel Valério, relata que há cerca de duas semanas a água sai das torneiras em uma coloração diferente. “Aqui na minha casa, não teve uma falta de água significativa. Apenas notei que há dias a água está vindo escura, uma tonalidade meio marrom”, explica Valério. De acordo com a moradora do Centro, Joice Cougo, a primeira vez que faltou água em sua residência – neste ano, é claro – foi no dia 26 de janeiro.
Contraponto
Segundo informa a Comunicação da autarquia, o Daeb está planejando a instalação de novos reservatórios em bairros mais distantes para auxiliar na questão da falta de água. Em relação aos relatos de odor, a autarquia informa que não há registro de algas nos reservatórios, e solicita que aqueles que sentirem alguma alteração na água, liguem para a ETA para solicitar a visita de um técnico a fim de realizar análise. Tal demanda pode ser passada pelo telefone 3312 6708.