O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou um acordo de cooperação técnica com o governo do Rio Grande do Sul para apoiar o planejamento de ações voltadas à prevenção de desastres causados por eventos climáticos extremos. O Estado, que já enfrentou enchentes consideradas a maior catástrofe climática da sua história, agora enfrenta problemas devido ao calor intenso. O objetivo do acordo é criar um plano estratégico de resiliência climática que garanta a proteção da população e do território contra essas adversidades.
O BNDES será responsável pelo desenvolvimento do projeto “Resiliência, Inovação e Obras para o futuro do Rio Grande do Sul” (RioS), que se concentrará na região hidrográfica do Rio Guaíba. O projeto incluirá estudos técnicos para definir as melhores estratégias de adaptação ao clima e de gestão de riscos, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas no estado.
Além disso, o banco e o governo estadual assinaram um termo aditivo a um contrato já existente, que permitirá a elaboração do anteprojeto do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, além do Centro Estadual de Logística Humanitária. Essas iniciativas têm o objetivo de melhorar a resposta a desastres naturais e humanitários no estado, com o suporte técnico do BNDES para viabilizar a licitação e execução dessas obras.
O acordo também abrange ações na área de habitação social, com o redirecionamento do edifício Othelo Rosa, no centro de Porto Alegre, para abrigar famílias de baixa renda. O edifício terá capacidade para 240 unidades habitacionais, com opções de um ou dois quartos, beneficiando diretamente a população vulnerável da capital gaúcha.