Entidades tradicionalistas no ritmo da Semana Farroupilha

Após dois anos de pandemia, muitas entidades tradicionalistas preparam atividades para comemorar a Semana Farroupilha. A reportagem conversou com a patronagem dos CTG e Piquetes para saber como as entidades estão se organizando.

Recém empossado como patrão do CTG Prenda Minha, Mauro Ricardo Machado Berny contou sobre os preparativos do CTG. “No dia 13 iremos buscar a chama no Parque do Gaúcho. Depois, realizaremos uma missa crioula. Durante a semana o Prenda Minha vai estar aberto para toda comunidade onde receberemos vistas das escolas”, contou. Além disso, a entidade também fará um jantar no dia 19, onde acontece a entrega do troféu Mulheres Destaque na Sociedade. No dia 20 dia, após o desfile, haverá um assado de costelão e na parte da tarde um baile.

Piquete

A patroa do Piquete Porteira da Amizade, Cilda Mara da Silva Garcia, disse que para esse ano ela fechou uma parceria com a Cabanha Esperança, localizada no bairro Ivone. Por lá acontece um jantar dançante com artistas da cidade e também terá a visita de outras entidades. O Piquete irá participar do desfile no dia 20 de setembro.

Sentinela da Fronteira

Um dos CTGs mais tradicionais, o Sentinela da Fronteira, terá atividades desde o dia 7 de setembro, quando haverá um baile para marcar os 52 anos da entidade. Durante a Semana Farroupilha, haverá outros três bailes, além da participação no desfile e churrasco ao meio-dia.

Gaspar Silveira Martins

Recentemente o Grupo Nativista Gaspar Silveira Martins passou a ser dirigido por um colegiado. Segundo Joaquim Moraes (Tio Quinca), esse ano a entidade não terá eventos, já que o local está sem condições por apresentar problemas na sua estrutura. Mesmo assim, o Grupo irá acender a chama, fazer a ronda e participar do desfile.

Caixeiral

O departamento de tradições gaúchas do Clube Caixeiral Campestre também está organizando atividades para os Festejos Farroupilhas, de acordo com o presidente do clube, José Renato Gomes Silva. Algumas atrações já estão definidas e começam no dia 11, com show de César Oliveira e Rogério Melo. No dia 15 será a vez do show de Capitão Faustino. Já no dia 17 haverá um jantar baile com o grupo Sandim, de Bagé, e no dia 20 o encerramento com jantar dançante.