Enem terá mudanças na matriz curricular

Com a aprovação da Reforma do Ensino Médio no Congresso, o exame passará por ajustes a partir de 2027 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou recentemente, no Diário Oficial da União, o edital para selecionar profissionais da educação que irão compor o Banco Nacional de Itens (BNI) responsável pela elaboração das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2026. 

Com a aprovação da Reforma do Ensino Médio no Congresso Nacional, o Enem passará por ajustes a partir de 2027 para se alinhar ao novo modelo educacional. Está sendo considerada a possibilidade de dividir a prova em dois dias: um para avaliar a formação básica do ensino médio e outro com questões discursivas para medir o conhecimento nos itinerários formativos escolhidos pelos estudantes. 

A prova de redação continuará sendo realizada por todos os participantes. 

Quanto ao Enem 2024, as provas já foram finalizadas pela equipe técnica do Inep, e em breve começará o processo de impressão dos cadernos e armazenamento das provas em São Paulo, para posterior distribuição em todo o país. 

Os cartões de local de prova do Enem 2024 serão disponibilizados a partir de 7 de outubro através da Página do Participante. As datas principais das provas são 3 de novembro – Ciências Humanas, Redação e Linguagens; e 10 de novembro – Ciências da Natureza e Matemática. O gabarito do Enem 2024 será divulgado a partir das 14h do dia 20 de novembro.