Durante onda de calor, temporais serão diários e fortes

A MetSul Meteorologia alertou para o início de uma nova fase da onda de calor, com o aumento das tempestades no Rio Grande do Sul, Uruguai e Centro da Argentina. A combinação de ar quente e úmido favorece a formação de tempestades isoladas até o fim de semana, com risco elevado de eventos severos no Estado gaúcho. Os temporais podem ser fortes a severos, com chuvas intensas, granizo de variado tamanho e vendavais. A convecção profunda, associada à massa de ar quente, será a responsável por esse cenário.  

A instabilidade na atmosfera será intensa, criando condições propícias para tempestades de grande desenvolvimento vertical. As tempestades serão isoladas, mas poderão causar danos significativos, com risco de alagamentos em áreas urbanas, rajadas de vento fortes e queda de granizo. A previsão é que os temporais ocorram principalmente à tarde e à noite, com a formação de células convectivas localizadas, o que torna a previsão mais difícil.  

A instabilidade atmosférica, ainda segundo a MetSul, tende a intensificar nos próximos dias, com o ingresso de mais umidade vindo da Amazônia, o que tornará as condições ainda mais favoráveis à formação de tempestades. A previsão é que o risco de temporais aumente entre esta quarta-feira, 26, e o fim de semana, com a possibilidade de chuva torrencial, raios e granizo.   

Além das tempestades no Rio Grande do Sul, o Centro da Argentina e o Uruguai também enfrentarão chuvas extremas, com volumes de precipitação que podem variar de 150 mm a 300 mm em várias cidades, e até superiores em algumas regiões. A chuva será frequente e intensa, com risco de alagamentos e inundações repentinas, afetando principalmente as províncias argentinas de Buenos Aires, Santa Fé, Entre Rios e Córdoba. A situação será agravada pela massa de ar quente que permanece sobre a região, mantendo o bloqueio atmosférico. 

Rainha da Fronteira 

A cidade segue experimentando temperaturas elevadas, com máximas alcançando os 35°C nesta quarta, acompanhadas de chuvas de intensidade moderada. O acumulado previsto é de 9,1 milímetros. A umidade tende a contribuir para um ambiente abafado e com maior sensação de calor. Na quinta-feira, 27, a previsão é de chuva fraca, com temperaturas mais amenas, variando entre 20°C e 30°C. O acumulado de precipitação será de 1,8 milímetros.  

A possibilidade de chuvas permanece. Segundo a MetSul, a sexta-feira, 28, também trará condições de chuva fraca, com temperaturas oscilando entre 21°C e 33°C. O acumulado de precipitação previsto é de apenas 0,8 milímetro. O sábado, 1º de março, será um dia de sol com muitas nuvens, com temperaturas ainda mais quentes – entre 24°C e 35°C. No domingo, 2, os termômetros podem chegar a 37°C.