O deputado federal Afonso Hamm e a presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Andrea Gallina, foram recebidos pelos dirigentes da Agricampanha em sua sede, em Bagé. A reunião tratou acerca da situação que o setor enfrenta devido à seca que tem gerado prejuízos na agropecuária.
Os dirigentes da entidade entregaram à Hamm um documento assinado pelo vice-presidente, Thiago Aléssio, manifestando apoio ao pedido de securitização das dívidas rurais – medida que afirmam ser imprescindível diante do cenário atual enfrentado pelo setor agropecuário. De acordo com uma pesquisa feita pela Agricampanha com seus associados, foram confirmadas perdas superiores a 40% na produção agrícola, resultando em um prejuízo econômico estimado em R$ 650 milhões nesta safra.
De acordo com eles, essa situação tem gerado impacto negativo na capacidade de pagamento dos produtores, colocando em risco, dessa forma, a sustentabilidade da atividade e a segurança alimentar. Na oportunidade, também trataram sobre a securitização das dívidas, que, na opinião dos produtores, é a alternativa mais viável para evitar a inadimplência e garantir que o setor siga produzindo, preservando e gerando empregos diretos e indiretos no campo e na cidade.
O deputado declarou apoio ao setor e ressaltou que é urgente uma solução para o endividamento rural. O tema foi pauta de reunião nesta terça-feira, dia 18, na Frente Parlamentar Agropecuária, em Brasília.