Deputada Adriana Lara e prefeito Luiz Carlos Folador vão a Brasília para tratar da reabertura da Usina Candiota 3

A deputada estadual Adriana Lara e o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, estão em Brasília, nesta quarta-feira, dia 12, para uma discutir a reabertura da Fase 3 da Usina Termelétrica de Candiota.  

A agenda inclui encontros com representantes do Ministério de Minas e Energia, com a presidência da Eletrobrás e membros de comissões parlamentares que tratam de energia e desenvolvimento regional. A reabertura da Fase 3 é considerada uma pauta essencial, para garantir a segurança energética do país e também para impulsionar a geração de empregos, investimentos e melhoria na infraestrutura local. 

Adriana Lara destacou que a transição energética, embora necessária, não pode ocorrer sem planejamento e sem considerar os impactos sobre comunidades dependentes da atividade carbonífera. “A usina é uma das mais eficientes do Brasil e desempenha um papel estratégico na geração de energia do país. O fechamento da Fase 3 não é apenas uma decisão injusta, mas também um golpe contra milhares de trabalhadores e suas famílias. São pelo menos 5 mil empregos diretos e indiretos que estão comprometidos”, frisa Adriana. 

Folador reforça que a retomada das atividades na usina representa uma oportunidade para reaquecimento da economia local. “Estamos confiantes de que, com o apoio do Governo Federal e da deputada Adriana, conseguiremos avançar significativamente neste processo. A usina é parte essencial da nossa história e do nosso desenvolvimento”, ressaltou.  

A visita a Brasília também está sendo vista como uma oportunidade para discutir outras demandas regionais, como investimentos em infraestrutura, educação e saúde.