Nessa segunda-feira, dia 3, foi protocolado, no Departamento de Assessoramento Legislativo, o Requerimento Diverso com os nomes dos parlamentares que formam a chapa única para compor a Mesa Diretora que estará à frente da Assembleia Legislativa até 2026. Para ser eleita, a chapa precisa obter a maioria absoluta dos votos dos parlamentares.
A Mesa Diretora é composta pelo presidente Pepe Vargas (PT), pelo 1º vice-presidente Luiz Marenco (PDT) e pelo 2º vice-presidente Vilmar Zanchin (MDB). A secretaria conta com Sergio Peres (Republicanos) como 1º secretário, Issur Koch (PP) como 2º secretário, Dr. Thiago Duarte (União) como 3º secretário e Delegada Nadine (PSDB) como 4ª secretária. Como suplentes, a composição inclui Laura Sito (PT) como 1ª suplente de secretário, Paparico Bacchi (PL) como 2º suplente de secretário, Elizandro Sabino (PRD) como 3º suplente de secretário e Luciana Genro (PSOL) como 4ª suplente de secretário.
Graças a um acordo pluripartidário, o revezamento da presidência da Assembleia Legislativa é garantido entre as quatro maiores bancadas, sendo um ano para cada presidente. No ano de 2023 foi ocupada pelo MDB, com presidência de Vilmar Zanchin. Já no ano de 2024 pelo PP com a presidência de Adolfo Brito e, neste ano, pelo PT com a presidência de Pepe Vargas. A bancada do Republicanos deve ocupar a chefia no ano de 2026.
Porém, para que se ocorra a alternância no próximo ano, a chapa eleita no dia 3 de janeiro deve renunciar em janeiro de 2026 para que haja uma nova eleição para a Mesa Diretora.