Criada Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infanto-Juvenil

A Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infanto-Juvenil foi instalada nessa segunda-feira, 10, na Sala João Neves da Fontoura. A iniciativa é da deputada Adriana Lara (PL). O ato de instalação reuniu lideranças e ativistas do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Conselhos Tutelares, autoridades públicas e civis. 

A deputada destacou a importância da Assembleia Legislativa abordar o tema que vitima crianças e adolescentes e apresentou dados encaminhados pelo Ministério Público. O MP alerta que o crime é geralmente cometido por pessoas próximas das vítimas, agindo através da ameaça e do silêncio.  

Logo em seguida foi realizada uma reunião de trabalho com as representações do Ministério Público e Defensoria Pública, e demais representações, apresentando o planejamento do trabalho a ser realizado no estado. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, que representou o governador Eduardo Leite, destacou a importância da representação do Ministério Público e Defensoria Pública no ato de instalação da Frente Parlamentar, tendo em vista a importância do trabalho em rede para enfrentar esse tema. 

Haverá ainda a realização de um seminário no dia 12 de maio, no auditório do Ministério Público Estadual, para a capacitação de autoridades públicas acerca do assunto. 

Registraram presença o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm (PL), e representações do Centro de Apoio Operacional de Educação, Infância e Juventude do MP e da Promotoria da Vara da Infância e Juventude. Também o Instituto Geral de Perícias, IGP, assim como da secretaria Estadual de Educação.