O final de semana foi embalado pelas últimas convenções que definiram os candidatos ao governo do Estado. Mesmo assim, ainda tem costuras a serem feitas – como nomes de vices e candidatos a senador para fechar chapas. AS convenções podem ser realizadas ate 5 de agosto, mas no Rio Grande do Sul, a última acontece nesta segunda-feira.
No final da sexta-feira, O PT e o PSOL sacramentaram uma aliança inédita para a disputa do Piratini. O PSOL abriu mão da candidatura de Pedro Ruas e o indicou como vice de Edegar Pretto (PT) para governador do Estado. Neste domingo, o PT oficializou a candidatura de Pretto ao Piratini.
Sem novidades, pois a chapa já estava fechada há bastante tempo, o PP oficializou a candidatura do senador Luís Carlos Heinze a governador, em convenção realizada no sábado. A candidata à vice é a vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino (PTB).
No sábado, o PDT sacramentou o nome de Vieira da Cunha como candidato a governador. Não foi definido o vice da chapa. O partido de Leonel Brizola trabalha para selar uma aliança com o PSB ou PSD. Também estava na mira o MDB, mas esse fechou com Eduardo Leite.
O PCB oficializou no sábado o nome de Carlos Messalla na disputa ao Piratini. A sigla definiu como candidato a vice-governador Edson Canabarro.
Também no sábado, o PSTU homologou o nome de Rejane de Oliveira como candidata a governadora. Ela é a unida mulher na disputa a majoritária na eleição de outubro. A vice é Vera Rosa de Oliveira.
Neste domingo, o PSDB confirmou Eduardo Leite como o candidato a governador. O tucano deverá ter o emedebista Gabriel Souza e espera pela oficialização da pré-candidata a senadora Ana Amélia Lemos, do PSD, que é o ultimo partido a realizar convenção, nesta segunda-feira.
As atenções neste final se semana estavam voltadas para o MDB – já que o partido estava dividido em candidatura própria ou abrir mão da cabeça de chapa para fechar uma aliança com Eduardo Leite. Em convenção realizada neste domingo, os emedebistas resolveram apoiar o tucano e indicar o candidato a vice-governador na chapa.
No PSB, Beto Alburquerque poderá anunciar a retirada da candidatura a governador, nesta segunda-feira.
Candidatos a governador oficializados
Roberto Argenta – PSC
Ricardo Jobim (Novo)
Onyx Lorenzoni (PL)
Beto Alburquerque (PSB)
Edegar Pretto (PT)
Eduardo Leite (PSDB)
Vieira da Cunha (PDT)
Luiz Carlos Heinze (PP)
Rejane Oliveira (PSTU)
Carlos Messalla (PCB).