O fim de semana deve ser marcado por chuvas isoladas em grande parte do Rio Grande do Sul, enquanto a próxima semana tende a ter tempo firme em todo o Estado. A mudança nas condições do tempo está associada à passagem de uma frente fria vinda do Uruguai e, na sequência, à atuação de um sistema de alta pressão.
As informações constam no Boletim Integrado Agrometeorológico 03/2026, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Neste sábado (17), o tempo segue instável em função da passagem da frente fria, com previsão de chuva em grande parte do Estado, exceto na região Sudeste. Já no domingo (18), o sistema começa a perder força, e a precipitação deve ficar restrita às porções Oeste e Norte do território gaúcho.
Na segunda-feira (19), a influência da frente fria continua diminuindo, mantendo a ocorrência de chuvas apenas em áreas isoladas do Oeste e do Norte. A partir de terça (20) e quarta-feira (21), a atuação de um sistema de alta pressão favorece o retorno do tempo estável em todo o Rio Grande do Sul, sem previsão de chuva significativa e com maior amplitude térmica diária.
De forma geral, os acumulados de chuva previstos variam entre cinco e 30 milímetros na maior parte do Estado, podendo superar esse volume em pontos isolados das regiões da Fronteira Oeste, Missões, Alto Uruguai, Norte, Campos de Cima da Serra, regiões Central e Sul.
Campanha
De acordo com a MetSul Meteorologia, chove neste sábado na Rainha da Fronteira – pouco menos de três milímetros de acumulado estão previstos. A temperatura oscila entre 19°C e 31°C. No domingo, o acumulado deve superar os 14 milímetros, com mínima de 16°C e máxima de 32°C.
A semana começa com dia claro, mínima de apenas 12°C e máxima de 24°C. Já na terça, o sol aparece entre nuvens, mas as temperaturas seguem amenas – novamente mínima de 12°C e máxima de 26°C. Não há previsão de chuva até sábado, 24.