Chuva retorna com chegada de frente fria e ciclone extratropical

As chuvas retornam ao Rio Grande do Sul neste final de semana, conforme o Boletim Integrado Meteorológico 50/2024 da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga. Nessa sexta-feira (13), a formação de uma frente fria, provocada por um cavado entre Paraguai e Uruguai, trouxe instabilidade e precipitação de intensidade fraca a moderada em regiões como Sul, Campanha, Região Central, Região dos Vales e parte da Metropolitana.   

  

Neste sábado (14), a frente fria será associada a um ciclone extratropical, intensificando as chuvas, que devem variar de moderadas a fortes no Sul, Região dos Vales e Metropolitana. Além disso, ventos mais intensos do quadrante oeste devem ser observados nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. A partir do fim da tarde, as temperaturas apresentarão leve declínio.   

  

Já no domingo (15), a instabilidade tende a diminuir, mas chuvas isoladas ainda podem ocorrer nas regiões Sul, Campanha e Metropolitana. O dia será marcado por temperaturas mais baixas e ventos mais intensos do quadrante sudoeste, devido ao deslocamento do ciclone pelo oceano.   

  

A partir de segunda-feira (16), o tempo começará a estabilizar, com chuvas isoladas e temperaturas atípicas para dezembro. Na terça-feira e quarta-feira (17 e 18), o avanço de um anticiclone migratório sobre o RS trará tempo firme para a maior parte do Estado, com predomínio de sol e temperaturas amenas.   

  

Os prognósticos indicam acumulados significativos de chuva no Norte, Litoral e Sul do Estado, que podem ultrapassar 100 milímetros em algumas áreas. Nas regiões dos Vales e Metropolitana, os volumes devem variar entre 30 mm e 100 mm, enquanto na Campanha e Fronteira Oeste serão mais baixos, com acumulados entre 10 mm e 100 mm.