A Câmara de Vereadores de Bagé realizou um ato institucional para marcar o Dia da Visibilidade Trans, celebrado nacionalmente em 29 de janeiro. A data tem como objetivo promover reconhecimento, dignidade e dar voz às pessoas transexuais, além de estimular o debate sobre direitos e inclusão.
Como parte da iniciativa, foi instalado um banner em frente ao prédio do Legislativo bageense. A ação simbólica reforça, segundo destacou a divulgação do Legislativo, a importância do respeito à diversidade e do fortalecimento de políticas públicas voltadas à promoção da inclusão e da cidadania.
A presidente da Câmara, vereadora Beatriz Souza, destacou que a iniciativa representa um avanço no debate dentro da Casa. Segundo ela, é fundamental ampliar a discussão sobre a pauta trans, considerando que ainda há desinformação e preconceito na sociedade, ressaltando que o Legislativo deve representar toda a população, independentemente de gênero.
O psicólogo da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade, Marcelo Motta, também ressaltou a relevância de ações simbólicas para a comunidade trans. Para ele, iniciativas como essa contribuem para dar visibilidade à causa, promover conscientização e estimular mudanças de postura na sociedade.
O ato reuniu representantes do poder público, da comunidade LGBTQIAPN+ e da sociedade civil. Para a diretora da Casa de Cultura, Marcela Meireles, mulher trans, o momento simboliza uma mudança institucional, demonstrando que o Legislativo passa a acolher e debater pautas historicamente negligenciadas.