A Brigada Militar lançou nessa sexta-feira, 21, um concurso público para o preenchimento de 1,2 mil vagas para o cargo de Soldado de 1ª Classe. As inscrições já estão abertas e seguem até as 17h do dia 22 de abril, podendo ser feitas pelo site da banca organizadora Fundatec.
Das vagas oferecidas, 984 são destinadas à ampla concorrência, 192 são reservadas para pessoas negras, 12 para pessoas trans e outras 12 para integrantes dos povos indígenas. Para se inscrever, é necessário ter Ensino Médio completo, idade máxima de 25 anos, além de atender aos requisitos físicos, como altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Também é exigida habilitação válida na categoria B.
A seleção dos candidatos será composta por diversas etapas, incluindo uma prova escrita, exames de saúde, exame de capacitação física (TAF) e avaliação psicológica. A prova escrita está prevista para 8 de junho e abordará disciplinas como língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, direitos humanos e informática, além de legislação específica.
O exame de capacitação física exigirá que os candidatos do gênero masculino realizem cinco flexões de barra e 40 abdominais em 60 segundos, além de percorrer 2.500m em até 12 minutos. Para as candidatas do gênero feminino, será necessário realizar 20 segundos de isometria na barra fixa, 32 abdominais em 60 segundos, e percorrer 2.100m em 12 minutos. As datas para a realização dos exames físicos serão divulgadas posteriormente.
O subsídio inicial para o cargo é de R$ 5.944,85, acrescido de um auxílio-alimentação no valor de R$ 400. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, exceto durante o Curso Básico de Formação Policial Militar, que terá jornada conforme o currículo e o regimento interno de cada escola.