A obra da barragem da Arvorezinha avançou para uma das fases mais aguardadas: o início das concretagens. Nesta etapa, estão sendo aplicados concretos dental e de regularização, que têm a função de nivelar a base rochosa onde será assentado o vertedouro da estrutura.
Segundo o engenheiro Maciel Scarsi, da Fraga Engenharia — empresa contratada pelo Exército —, a aplicação do concreto visa uniformizar a superfície irregular da rocha natural. A previsão é que cerca de 400 metros cúbicos de concreto sejam lançados apenas nesta semana, parte de um total estimado em aproximadamente 25 mil metros cúbicos para toda a obra.
Antes do início da concretagem, foram realizados serviços como limpeza da fundação, perfuração, injeção de calda de cimento e montagem das formas que moldarão a estrutura. Com essa base pronta, a obra entra na fase de erguer a parte visível do vertedouro.
A Fraga Engenharia é responsável por toda a parte civil em concreto até março de 2026. Após essa entrega, o Exército continuará a obra com a construção da barragem de terra, também conhecida como ombreiras. A experiência da empresa, que já participou de mais de 90 projetos semelhantes, é vista como um diferencial para o sucesso da obra, como divulgou a Prefeitura.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou o compromisso do Governo Federal com a continuidade do projeto. Ele também reforçou o papel do Exército na execução da obra e afirmou que o município está acompanhando de perto cada etapa para garantir que o cronograma seja cumprido.
“Tenho mantido contato permanente com o Governo Federal, e o ministro Waldez Góes nos garantiu que não faltarão recursos. O Exército, por sua vez, vem reforçando o efetivo em Bagé, o que nos dá a segurança de que a obra segue a pleno vapor e deve manter esse ritmo até sua conclusão”, afirmou.