Bagé vai receber mais de 6,2 mil doses da vacina contra a gripe

O Estado iniciou, nessa quarta-feira (26), a distribuição das primeiras 356 mil doses da vacina contra a gripe. O envio foi realizado pela Secretaria da Saúde (SES) para os municípios. A ideia é que a vacinação comece assim que as doses forem recebidas, ainda que a campanha oficial tenha início previsto para 7 de abril. Para a regional de Bagé foram remetidas 6.220 doses do imunizante.     

O público-alvo no Estado é de mais de 5,3 milhões de pessoas pertencentes a grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes e trabalhadores da saúde. A partir deste ano, a vacina passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. A ideia é garantir proteção permanente para esses grupos.    

Além disso, a imunização será disponibilizada em estratégias especiais para outras categorias, incluindo professores, profissionais da segurança, caminhoneiros e pessoas com doenças crônicas ou deficiência. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% das gestantes, crianças e idosos antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.    

A distribuição das doses começou na Central Estadual de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. Já as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), inclusive a 7ª CRS, retiram as vacinas e fazem o repasse aos municípios. Os primeiros lotes foram destinados a todas as regiões do Estado, com Porto Alegre recebendo 50.600 doses. Outras áreas, como a 1ª CRS (Porto Alegre e região metropolitana), ficaram com 86.460 doses, enquanto a 3ª CRS (Pelotas) recebeu 28.080.