Bagé assinala Dia Mundial dos avós e idosos

No dia 25 de julho, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo papa Francisco. Para marcar as comemorações, em todo o país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está promovendo uma semana de celebrações para marcar a data. São eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas. A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa.

Em Bagé, nesse dia a missas nas paróquias terão como foco as pessoas idosas. Conforme a coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Dalila do Amaral Ferrer, o pedido do papa é para que os padres façam uma celebração especial nesse dia – relembrando a importância dos idosos e o cuidado e atenção com eles. Segundo ela, o idoso não é uma pessoa diferente, alguns apenas estão com limitações impostas pela idade.

De acordo com Dalila, das 16 paróquias da Diocese apenas três têm a Pastoral da Pessoa Idosa – em Bagé a São Judas Tadeu e São Pedro e em Santana do Livramento a Santa Teresinha.

A coordenadora conta que iria começar uma capacitação para as lideranças com foco na expansão da pastoral na Diocese, mas logo começou a pandemia.

De acordo com Dalila, são cerca de seis a oito voluntários que atuam na pastoral da Paróquia São Judas Tadeu e atendem em torno de 60 famílias. Esse trabalho consiste no acompanhamento dos idosos mais vulneráveis e visita mensal de dois voluntários.

Agora com a pandemia, esse acompanhamento se dá por telefone ou por WhatsApp para quem tem.

O que é a pastoral

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.