Apicultor diz que pode abandonar o ramo por causa das estradas

A situação de algumas estradas no distrito de Palmas é alvo de reclamação. O assunto tem sido explanado nas páginas do jornal Folha do Sul – com a voz dos produtores e do secretário de Desenvolvimento Rural, João Pedro Finger, responsável pela manutenção das estradas do interior do município.

Morador da localidade de Toca Grande, no distrito de Palmas, o produtor rural Fanor Alves comenta que, a cada dia que passa, as condições de trafegabilidade das vias estão piores. “Eu disse para o prefeito que não adianta mandar uma patrola porque eles dão uma lambida na estrada e nunca terminam o serviço”, ponderou.

O apicultor Richard Ferreira Fontoura disse que atua nesse ramo desde 2016 e que tem caixas de abelhas nas localidades do Corredor dos Collares, das Traíras, da Toca e Pedra Grande, todas no distrito de Palmas. “Hoje, não sei se é viável manter as caixas lá, principalmente na região da Pedra Grande, porque está muito ruim as condições das estradas. Tem locais que a vegetação está tomando conta da estrada”, destacou.

Fontoura relatou que, há poucos dias, ficou “empenhado” porque caiu com o veículo em um buraco. “Tem muito gasto com a manutenção do carro. Espero que os órgãos competentes arrumem a estrada. Caso contrário, terei que retirar as caixas de abelha daquela localidade”, garantiu o apicultor.

O produtor rural e advogado Marciano Herly Alves Silveira, que tem propriedade no Corredor da Pepita Collares, argumentou que a estrada está intransitável. Segundo ele, a chuva desta terça-feira impossibilitou que carros pequenos trafegassem pela localidade. Silveira relatou, ainda, que, naquela região, deve fazer de quatro a cinco anos que não é feito um patrolamento. “Não sei se o governo está sem maquinário, inclusive já tentei contato com o secretário, mas ele nem atende. Se for o caso, eu doo o diesel”, pontuou.

Além disso, lembrou que os produtores sofrem prejuízos com as estradas ruins e que não estão conseguindo escoar a produção. Isso porque as transportadoras não querem trafegar pelas estradas.

Contraponto

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, João Pedro Finger, observou que o distrito de Palmas é muito grande. Segundo ele, o trabalho de patrolamento está sendo realizado nas localidades do Rincão do Inferno, Bolena e Corredor dos Brasil. “Temos pleno conhecimento de que algumas localidades precisam realmente de melhorias”, admitiu.

Finger disse que Bagé aguarda a chegada de maquinário para o mês de janeiro. “Aí vamos dar uma boa resposta no trabalho das estradas. Eu estou sempre à disposição para atender a todos”, afirmou o secretário.